sexta-feira, 12 de setembro de 2014

3º Ano B – Por que as cobras rastejam?

PROJETO COBRAS

Período: 08/08/2014 à 30/08/2014.
Turma: 3º ano B.
Tema: Área de Ciências, no reino Animal, no grupo do vertebrados, na classe dos répteis, mais especificamente, as cobras, ou serpentes.
Justificativa: Sendo o Reino Animal um assunto de grande e constante interesse das crianças, foi por eles escolhido, entre outros animais e assuntos de Ciências, este referente a Cobras, pois o animal desperta sua curiosidade, e até certo receio ou tabu.
Objetivos:
Conhecer melhor as serpentes, seus hábitos e características;
Comprovar se oferecem ou não perigo ao ser humano;
Investigar porque elas rastejam;
Ampliar o vocabulário;
Desenvolver habilidades artísticas como desenho, pintura e escultura;
Pesquisar sobre a realização do antídoto para o veneno;
Problema: Porque as cobras rastejam?
Hipóteses:
1 – As cobras rastejam porque elas não têm pés, nem mãos?
2 – As cobras rastejam porque elas são lisas?
3 - As cobras rastejam porque elas não têm ossos?
                - Fazer pesquisa na escola, sobre as hipóteses.
                - Montar gráfico com o resultado da mesma.
Metodologia:
Introduzir o assunto com a música:                  A COBRA

A COBRA NÃO TEM PÉ
A COBRA NÃO TEM MÃO
COMO É QUE A COBRA SOBE NUM PEZINHO DE LIMÃO?

ESTICA, ENCOLHE, SEU CORPO É TODO MOLE
ESTICA, ENCOLHE , SEU CORPO É TODO MOLE

A COBRA NÃO TEM MÃO
A COBRA NÃO TEM PÉ
COMO É QUE A COBRA SOBE NUM PEZINHO DE CAFÉ ?

ESTICA, ENCOLHE, SEU CORPO É TODO MOLE
ESTICA, ENCOLHE , SEU CORPO É TODO MOLE


Onde vamos pesquisar? Na internet, em livros de Ciências, inclusive no livro didático do 3º ano, em enciclopédias.
O que pesquisar: tipos de cobras, peçonhentas e não peçonhentas; o que fazer se for picado por uma cobra; como é fabricado o soro; imagens de cobras; o que as cobras comem;
Desenhar uma cobra com figuras geométricas; uma cobra numérica e uma alfabética. (Na informática, 3 momentos distintos)
Elaboração de pesquisa, com as hipóteses, dentro da escola e construção de gráfico com os resultados da mesma.
Acróstico com a palavra cobra;
Usar as letras de “cobra” e “serpente” para formar outras palavras;
Escolher uma cobra para representar com desenho;
Reprodução artística de espécies através de materiais massa de modelar e confeccionar cobras estilizadas, com recorte e colagem de papel colorido.
Exploração do material coletado e confrontação das hipóteses com os dados da pesquisa.
Socialização dos resultados com exposição dos materiais, como painel com o gráfico da pesquisa; as conclusões alcançadas, os desenhos e reproduções artísticas.
Avaliação: debate com os alunos conferindo se houve evolução do conhecimento, se algumas hipóteses ou tabus foram derrubados pelo conhecimento científico e se gostaram de realizar o trabalho de pesquisa.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário