quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Diretor - Milton Fajardo Cardoso
Coordenadora Pedagógica - Ângela Machado Fagundes

Secretária - Liane Bandeira Gernhardt


Turmas Manhã

1ºA - Professora Silvia Engelmann



2ºA - Professora Rita Müllenmeister



3ºA - Professora Simone Majolo



3ºB - Professora Jussara Cuthi Correa



4ºA - Professora Kelly dos Santos de Menezes



4ºB - Professora Luciana Haefliger



Turmas Tarde

1ºB - Professora Michele Vendrusculo
Apoio a inclusão - Simone Majolo



2ºB - Professora Denise Armani



2ºC - Professora Rita Müllenmeister



3ºC - Professora Flávia de Souza

3ºD - Professora Elisandra Portal da Cruz

4ºC - Professora Kelly dos Santos de Menezes



Apoio Manhã:
Professora Ana Maria Toledo

Apoio Tarde:
Professora Jussara Cuthi Correa

Projetos


Música:
Professora Ana Patrícia Müller



Educação Física:
Professor Alexandre Tristão da Silva



Informática Educativa:
Professora Letícia do Amaral Franco



Hora do Conto: 
Professora Rosaura Gressler



Sala de Recursos Multifuncional e Laboratório de Aprendizagem:
Professora Cristiane Marins da Rosa



Biblioteca:
Professora Loraine Liane Schoninger



Projeto PIBID
Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
Bolsistas Feevale
Aline Hartz
Amália Hedlund
Angélica de Paulo
Daiane Kussler
Luana de Quadros



Mais Educação


Serviços Gerais
Ariedne de Souza
Juraci Wilborn
Norma Mewius
Silvana Wilborn


Projeto Identidade
Tema: Desvendando minha história...Construindo minha identidade.

De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. Portanto, as habilidades  cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultados das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve; consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Nesse processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras. ( livro Pensamento e Linguagem de Vygotsky )

 DURAÇÃO: De abril à novembro de 2012.

SUB –PROJETOS:
 As diferenças.
 A minha e a sua família.
 História da nossa escola.
•Jogos, músicas, brincadeiras e contos. Valorizando a cultura de cada um.
•Tenho um corpo e devo cuidá-lo.

TURMAS:
 • 1º ano A, B
 2ºano A, B, C
 3º ano A, B, C, D
 4º ano A, B, C
  
JUSTIFICATIVA
            A identidade abrange aspectos essenciais que distinguem os seres fazendo-os únicos por suas peculiaridades.
Com finalidade de possibilitar aos nossos alunos um conhecimento significativo de si próprio e do mundo que o cerca, foi criado o Projeto –Desvendando minha história...Construindo minha identidade. , que diz respeito a construção gradativa da identidade, considerando que o conhecimento dela, faz parte da ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas. Referimos-nos à construção personal de cada indivíduo, sem distinção ou preconceitos.

OBJETIVO GERAL
Identificar a sua descendência como fator peculiar preponderante e inerente do ser humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história.
 Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
 Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero).
• Reconhecer-se como sujeito nas relações de estudo, consumo, trabalho e lazer que são estabelecidas no espaço em que vive.
 Promover a compreensão da história como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço.

PROCEDIMENTOS
 Coleta e observação de fotos de família.
 Construção de árvore genealógica e linha da vida.
 Confecção e preenchimento de documentos como: certidão de nascimento e carteira de identidade.
 Conversação orientada sobre nome e sobrenome.
 Realização de entrevistas com familiares dos alunos para coleta de dados sobre: motivação da escolha do nome: origem da família (materna e paterna );história de vida,etc.
 Exposição de objetos marcantes da criança do nascimento aos dias atuais.
 Conversação orientada sobre: Quem sou? De onde venho?
 Reconhecimento da importância dos cuidados que se deve ter com o corpo através de leituras e representações gráficas (produções de textos e desenhos).
  
FECHAMENTO
Todo trabalho realizado no decorrer do ano, será apresentado e exposto na escola, com sua culminância prevista pra o dia 29de novembro de 2012,no turno da manhã, juntamente com a cerimônia do Dia de Ação de Graças.

AVALIAÇÃO
            Considerando-se que a avaliação é um processo sistemático e contínuo serão avaliadas todas as etapas em que o projeto se desenvolverá.
            Cada professor deverá criar uma ficha de avaliação com todas as atividades a serem realizadas, observando o desenvolvimento individual da criança e da turma em geral. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos que permitirão identificar os conhecimentos prévios das crianças e as condições em que se promoveram avanços na construção do conhecimento.

BIBLIOGRAFIA
FREITAS, Maria Teresa. Vygotsky e Bakhtin - psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Maheirie, K. (2002). Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Revista Interações.
GONÇALVES, M.G.M. A psicologia como ciência do sujeito e da subjetividade: a historicidade como noção básica.

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